segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Biografia Mestre Cabeça


Adeilton Silva Santos, mais conhecido como Cabeça, nasceu em 1 de abril de 1970. Começou a treinar aos dez anos de idade com o Mestre Lucas, do Grupo Os Molas.
Com 14 anos já começara a fazer suas primeiras viagens ao mundo da capoeira: participou da 7ª Grande Roda Nacional promovida pelo Berimbazúl, organizada pela Mestre Zulu. Participou também de três edições do JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), no qual se consagrou tri-campeão brasileiro da competição (1987 a 1989). Durante essas competições conheceu grandes nomes como Mestre Tabosa, Mestre Gato e Mestre Peixinho.
No nordeste brasileiro, região em que nasceu e atua até hoje, sempre manteve um bom relacionamento com os Mestres da velha guarda da Bahia como Mestre João Pequeno, Mestre João Grande e os saudosos Mestre Paulo dos Anjos, Mestre Ezequiel e Mestre Canjiquinha. E um dos seus maiores incentivadores, com quem tem até hoje uma grande amizade: Mestre Itapuã, aluno de Mestre Bimba.
Cabeça também esteve no Grupo Muzenza e, desde 1991, está no Grupo Capoeira Brasil com o Mestre Paulinho Sabiá. Em 2000, recebeu a graduação de Formado (corda preta), equivalente à última graduação do Grupo. Viaja constantemente, divulgando a capoeira, seu trabalho e o nome do Grupo Capoeira Brasil para a França, os Estados Unidos, a Guiana Francesa e todo o Brasil.
Seu trabalho na cidade de Aracaju começou dia 12 de setembro de 1994. Anualmente, no mês de novembro, Cabeça realiza um grande encontro com mestres, professores e alunos de diversas partes do mundo, em especial do Brasil e da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário